segunda-feira, novembro 12, 2007

Pessoa por 3 pessoas eis ... ( Fernando Pessoa )

"Sonhei, confuso, e o sono foi disperso"

Sonhei, confuso, e o sono foi disperso,
Mas, quando dispertei da confusão,
Vi que esta vida aqui e este universo
Não são mais claros do que os sonhos são

Obscura luz paira onde estou converso
A esta realidade da ilusão
Se fecho os olhos, sou de novo imerso
Naquelas sombras que há na escuridão.

Escuro, escuro, tudo, em sonho ou vida,
É a mesma mistura de entre-seres
Ou na noite, ou ao dia transferida.

Nada é real, nada em seus vãos moveres
Pertence a uma forma definida,
Rastro visto de coisa só ouvida.
----------------------------------------

"Deixei de ser aquele que esperava"

Deixei de ser aquele que esperava,
Isto é, deixei de ser quem nunca fui...
Entre onda e onda a onda não se cava,

E tudo, em ser conjunto, dura e flui.
A seta treme, pois que, na ampla aljava,
O presente ao futuro cria e inclui.
Se os mares erguem sua fúria brava
É que a futura paz seu rastro obstrui.

Tudo depende do que não existe.
Por isso meu ser mudo se converte
Na própria semelhança, austero e triste.

Nada me explica. Nada me pertence.
E sobre tudo a lua alheia verte
A luz que tudo dissipa e nada vence.

--------------------------------------

"Sobre viver e pensar"
Fernando Pessoa, 18-9-1933

Tenho tanto sentimento
Que é freqüente persuadir-me
De que sou sentimental,
Mas reconheço, ao medir-me,

Que tudo isso é pensamento,
Que não senti afinal.
Temos, todos que vivemos,
Uma vida que é vivida
E outra vida que é pensada,

E a única vida que temos
É essa que é dividida
Entre a verdadeira e a errada.
Qual porém é a verdadeira
E qual errada, ninguém

Nos saberá explicar;
E vivemos de maneira
Que a vida que a gente tem
É a que tem que pensar.

1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Te achei no blog também!
Rsrs
Lindo os poemas que vc colocou.
Adorei!
Espero que um dia vc possa escrever poemas só para mim.
Bjs...

8:01 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial